domingo, 18 de março de 2012

Professora : Andréia Santos
Aluna: Geracina S. Moukhaiber
Data: 22/11/2011
Matéria: Biologia
Série: 2º ano


Doenças relacionadas com o sistema digestivo.


O aparelho digestivo é um conjunto de órgãos que é responsável pela realização da digestão. Sua extensão é de 6 a 9 metros de comprimento em um ser humano adulto, ele tem a função de transformar os alimentos em nutrientes necessário  para a vida. É constituído pelo tubo digestivo formado pela:
Boca
Faringe
Esôfago
Intestino delgado (duodeno jejuno e íleo)
Intestino grosso
Reto
Ânus e as suas principais glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
     Há uma variedades de doenças que afetam esses órgãos e uma dessas enfermidades mais temida pela humanidade é o CÂNCER COLORETAL, é uma neoplasia maligna que afeta o intestino grosso ou o reto, invadindo a parede intestinal. Aproximadamente 665 mil pessoas morrem anualmente devido a esse tipo de doença.
     Estudos e pesquisas concluíram que indivíduos que ingerem 30 ou 45 gramas de bebidas que contém álcool diariamente tem a probabilidade de 70% adquirir o câncer de cólon e o tabagismo é uma porta escancarada para o câncer.
   80% está relacionado ao meio ambiente ocupacional (onde existem muitas indústrias químicas) Alguns tipos de alimentos guardado por longo período de tempo fornece uma célula cancerosa que necessita para crescer e se disseminar.
    Esses alimentos devem ser evitados e ingeridos com moderação, tais como:
Leite integral, bacon, presunto, salsichas, mortadelas e enlatado em geral contém os nitritos e nitratos para conservar, esses enlatados se transforma em nitrosamina no estômago. As nitrosaminas tem ação carcinogênica potente, responsável pelo alto índice de câncer no estômago.
    Os defumados são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro. Alimentos conservados em sal estão também relacionado ao desenvolvimento de câncer no estômago, antes de comprar os alimentos compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos
   A OMS recomenda adicionar menos sal aumentando o uso de temperos, como: azeite, alho, cebola e salsa.
    Estatísticas elaboradas por médicos e cientistas da OMS revelou que o cigarro é o culpado por um milhão de mortes inevitáveis anualmente em todo o mundo,90% dos óbitos por câncer do pulmão. O Brasil é o 2° maior consumidor mundial do fumo, isso um artigo publicado na Tribuna Médica e a Associação Médica Norte Americana chegou a seguinte conclusão: todo fumante inveterado sofrerá de câncer de pulmão e o câncer mata a não ser que qualquer outra doença venha matá-lo antes.
   A hemoglobina do sangue cai em 10% dando principalmente uma cor pálida pela anemia tabágica. Na fumaça do cigarro existem pelo menos 10 substâncias cancerígenas, ele é um veneno lento indicioso, é um péssimo investimento, ele abre as portas da saúde para o câncer.
   
   NITROSAMINAS – são compostos químicos cancerígenos de estrutura química R2N-N=O , são produzidos a partir de nitritos e aminas. A sua função pode ocorrer apenas sob certas condições, incluindo condições fortemente ácidas tais como no interior do estômago humano. NITROSAMINAS  são encontradas em diversos gêneros alimentícios, como as que já relatei anteriormente, aqueles preservados com conservantes de sal de nitrito, eles são formados quando a proteína da comida reagem com os sais de nitrito no estômago.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário